RStudio - primeiros passos

O R é uma linguagem, uma linguagem escrita. Da mesma forma que precisamos de um papel ou um processador de texto para escrevermos uma carta, também precisamos de um meio onde escrever nossos comandos na linguagem R. Qualquer editor de textos simples poderia servir para escrevermos na linguagem R, o TextEdit no Mac. Entretanto, usar um software específico para escrevermos comandos na linguagem R facilita muito o trabalho. O RStudio é justamente isso e muito mais. E um ambiente completo para escrever todo um projeto de análises estatísticas com a linguagem R.

Os Painéis do RStudio

O Painel Console

O console é o painel no qual podemos digitar e executar comando, e onde os resultados também irão ser exibidos.

O Painel Editor

O Editor é o painel no qual serão exibidos os editores de texto do RStudio. No Editor podemos criar arquivos de Script ou de Notebooks (veremos adiantes esses tipos de arquivos).

O Painel Ambiente

O painel Ambiente possui várias abas: Environment, History, Connections.

A primeira, chamada de Enviroment (ambiente), exibe as variáveis e objetos que estão na memória durante uma sessão do RStudio.

A segunda aba, chamada de History, contém a lista de todos os comandos que foram executados pelo R nas últimas sessões.

A terceira aba, Connections, é usada em projetos mais avançados, para mostrar as conexões do RStudio com bancos de dados. Não usaremos essa aba nesse curso.

O Painel Files

O painel Files também possui várias abas: Files, Plots, Packages, Help e Viewer.

A aba Files mostra a pasta atual do R e os arquivos dessa pasta.

A aba Plots mostra os gráficos criados na sessão do R. Essa aba permite tanto a visualização como a exportação dos gráficos no formato de imagem ou pdf.

A aba Packages mostra os pacotes do R que foram instalados e permite a atualização desses pacotes.

A aba Help mostra o arquivo help do R.

A aba Viewer serve para visualização de arquivos da web. Não usaremos essa aba nesse curso.

R Script

No cinema ou no teatro um script é o texto escrito do diálogos dos personagens. Na ciência da computação um script é um texto escrito em alguma linguagem de programação. No nosso caso, R Script é um texto com comandos da linguagem R. Ou seja, em última análise, um script é nada mais que um documento de texto, que pode ser salvo, assim como podemos salvar documentos que escrevemos com o uso de processadores de texto. Tal como salvamos documentos do Word, também podemos salvar os Scripts escritos no RStudio.

Um script contém a sequencia de comandos que desejamos que sejam executados pelo R. Podemos também escrever os comandos diretamente no console, entretanto os comando assim escritos não podem ser salvos. A vantagem de escrever os comandos num documento de texto é justamente poder salvar esse documento para uso posterior. Em computação é usual denominarmos os comandos num documento de texto como nosso código. Em especial, quando esse código está escrito na linguagem R, é usual denominar esses comando de código em R ou simplesmente de R code.

R Notebook

O R Notebook é um documento de texto mais sofisticado que um R Script. Um documento do tipo R Notebook é um misto de texto e códigos. O texto de um R Notebook é escrito no formato mais usado em ciência chamado de Markdown, intercalado com trechos de código (chamados de code chunks). Essa mistura de texto com code chunks proporciona criar documentos com toda nossa análise estatística de forma muito mais simples. Além disso, um R Notebook pode ser gravado em diferentes formatos (word, pdf ou html) o que simplifica os processos de transferência de arquivos entre colaboradores.

Video Aula

Link para video aula de primeiros passos com o RStudio:

https://youtu.be/P8lIjQmRiuU