Muitos que se envolvem na área dos estabelecimentos gastronômicos, deixam a questão da marca de lado. Existem boas razões como “a operação não pode parar”, a falta de investimento e conhecimento/planejamento anterior. Além disso, sabemos que marca é assunto de marketing, um assunto sobre crescimento normalmente para depois.
Por essa e outras razões a nossa “estratégia” se volta para o presente, para a ação, a execução, para “botar a mão na massa”. No passado, esta abordagem dava tempo para o aprendizado: muitos estabelecimentos aprendiam, lentamente, em paralelo com o boca-a-boca.
Porém agora, em um mundo hiper conectado e interativo, a marca está sendo construída em paralelo. E ela voa mas infelizmente sem controle. Isso porque ela é notada como é percebida, pelo físico ou digital, por nossos clientes ou outros usuários conectados. Por eles ela é transmitida - com comentários, avaliações, resenhas, e outras formas de expressão - em grupos privados ou públicos, estejam eles com ou sem razão. Nesta posição, nossa operação fica pressionada e ansiosa - e quando procuramos respostas no entorno, antecipamos aquele trabalho de marketing que justamente não estávamos interessados. O resultado desse movimento - que antecipa o marketing - pode ser catastrófico, não só em relação a marca e a identidade do negócio, mas também impactando o bem estar de todos os envolvidos. Enquanto isso, ocupados - mesmo que nos sentindo empoderados - nos tornamos seguidores, essencialmente influenciados pelo ambiente externo e acelerado.
Diante deste desafio, este material traz uma perspectiva prática que não envolve deixar a operação de lado para criar uma identidade e uma marca forte. Essa proposta nos convida para uma missão de propósito que envolve resgatar valores, da natureza e da vida, como valores encontrados na cultura e na arte. Com valores, nossa operação fica objetiva e resiliente para sobrevivermos ao ambiente que nos bombardeia com narrativas - no meio de tantos clientes, fornecedores, marketeiros, influenciadores, reais ou virtuais. Com propósito, nos tornamos mais humanos e criativos, permitindo um ambiente de colaboração construtivo. Além da Marca é sobre resgatar o papel da liderança, necessário para construir uma marca verdadeira, uma identidade que inspira e com isso um ambiente saudável, dentro e fora, tanto para nossos colaboradores e para o mundo.