Envie um E-mail para o autor
You can use this page to email guilherme camara about Laborum meta..
Sobre o Livro
O tema da obra em questão é pertinente ao universo das salas de cinema onde o autor relata a história de um dos exibidores de cinema mais antigo de Minas Gerais, o Senhor Joaquim Ribeiro Sadi, que fundou 4 cinemas na cidade de Teófilo Otoni desde a década de 20 e inspirou muitos mais a iniciar suas atividades de exibição de filmes. O mesmo recebeu a comenda Teófilo Otoni do governo do Estado de Minas Gerais e até hoje seu cinema é uma sala de teatro com realização habitual de atividades culturais. A trajetória e narrativa do mesmo confunde-se com a própria história da projeção do cinema em salas de exibição diversas. O aparecimento do som, da cor, os poeiras, os palácios da sétima arte são descritos como eventos cronológicos que são misturados com as próprias narrativas do nosso personagem. Essa obra discute essas tecnologias e seus impactos na história das projeções e desses espaços culturais de exibição do cinemas nas pequenas, médias e grandes cidades.
Os desafios da projeção do cinema com as novas tecnologias da TV, do DVD, do cinema de shopping, do streaming de vídeo da internet são abordados e discutidos. Nossos cinemas do interior tem uma íntima relação com os cinemas da capital. Uma informação curiosa é que da mesma forma que o cine Santa Tereza foi construído com o projeto do arquiteto Raffaello Berti, ícone da arquitetura da nossa capital Belo Horizonte e com inúmeros trabalhos por todo o estado de Minas Gerais, um dos cinemas que apresentamos na obra, também foi construído pelo mesmo arquiteto. Esses fatos aproximam as instituições que apresentamos no livro com a própria história do cine Teatro Santa Tereza de BH e outros cinemas como o já demolido cinema Metrópoles de Bh e o cinema de Nova Lima dentre outros. Além disso, o resgate histórico proposto no livro tem semelhanças com a história de quaisquer salas de cinema que já existiram e existem em nosso estado e no Brasil.
Vários documentos históricos de acervo de colecionador são apresentados como cartazes de filmes antigos, programas de inauguração do cinema, objetos ligados a projeção e fotos e registros desses espaços reservados a projeção dos filmes.
Sobre o Autor
Guilherme Ribeiro Camara
Produtor cultural, Presidente do Instituto Cultural Joaquim Ribeiro Sadi e cineclube Sadi Ribeiro e exibidor de filmes apaixonado pela sétima arte e o mundo dos livros.
Professor de medicina ministra conteúdos de semiologia,saúde do adulto e idoso, medicina de família e comunidade, internato de saúde coletiva, internato de urgência e emergência.
Especialista em Medicina Preventiva e Social - Residência Médica
Mestre em Saúde Pública
especialista em Cardiologista
Atua como emergencista em serviços de urgência e emergência
Autor de cursos on line e educação a distância.