Envie um E-mail para o autor
You can use this page to email Rodrigo de Toledo e Avelino Ferreira Gomes Filho about Empresas Tradicionais: um Castelo de Mentiras.
Sobre o Livro
É triste ver como as pessoas nas grandes empresas estão se enganando o tempo todo.
Depois de mais de uma década ajudando empresas a transformar seu mindset para os Métodos Ágeis, descobrimos que existe um padrão de mentiras na forma tradicional de gerenciar portfólios de projetos.
Chamamos esta forma de gestão de Castelo das Mentiras. Um grande castelo medieval, onde vivem dez personagens, cada um representando uma mentira diferente.
Alguns exemplos dos moradores do castelo são:
- Rei Jássei: ele sabe tudo o que quer antes que o projeto comece.
- Arquiteto Mede-tudo: Ele mede o trabalho criativo, que é um trabalho não linear, em horas ou dias.
- Prometeus: ele estima que levará um ano para concluir um projeto. No entanto, ele está com medo e promete entregar em um ano e meio.
- Princesa Jaquê: "já que vamos pedir isso, vamos pedir essa outra coisa também". Isso acontece quando as partes interessadas tentam tirar vantagem de uma janela de oportunidade e pedem tudo o que podem.
Entre outros personagens. O castelo que abriga essas mentiras possui quatro andares:
- 1º andar: Escopo fixo;
- 2º andar: Estimativas de custo/tempo;
- 3º andar: Estimativa de valor; e
- 4º andar: Relatório de Status.
Há três anos, quando apresentamos este castelo pela primeira vez no Scrum Gathering, as pessoas imediatamente se relacionaram com o tema, talvez por ser uma forma lúdica de discutir um assunto tenso: mentir.
Uma vez que as mentiras são apresentadas, discutimos como os Métodos Ágeis podem nos ajudar a derrubar o castelo. E é isso que você lerá neste livro.
Sobre os Autores
Rodrigo de Toledo é um dos fundadores da K21, Certified Scrum Trainer pela Scrum Alliance, instrutor oficial da Kanban University e facilitador Management 3.0, trabalhando com Métodos Ágeis desde 2007. Já treinou mais de 10.000 profissionais em práticas ágeis, tanto no Brasil como no exterior. Rodrigo liderou a transformação/expansão ágil em organizações de diferentes segmentos, como governo, área financeira e startups. Rodrigo foi professor de graduação e mestrado por doze anos (PUC-Rio e UFRJ), é PhD pelo INRIA na França e possui diversos artigos científicos. Ele também criou e organizou vários eventos nacionais de Agilidade, além de ser palestrante internacional.
Sou um desenvolvedor de software que passou por todas as etapas de TI. Comecei em 1998 com manutenção de microcomputadores. Em 2000 me tornei programador, e desde então desempenhei o papel de desenvolvedor, analista de sistemas, gerente de projetos, Scrum Master, Product Owner, gerente funcional e Agile Coach.
Participei como aluno, professor e co-treinador em diversos cursos sobre Agilidade. Em 2015 me tornei Gerente de Desenvolvimento de Software no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Com o tempo, percebi que havia adquirido conhecimento e experiência na adoção de Agilidade. Alguns colegas me chamaram para atuar como Agile Coach e professor pela K21, gostaram dos resultados, e desde então tenho me dedicado a essa nova carreira.