O que é uma Retrospectiva Ágil?
O manifesto ágil propõe que uma “equipe reflita sobre como se tornar mais eficaz”. Retrospectivas ágeis podem ser usadas pelas equipes para inspecionar e adaptar sua maneira de trabalhar.
No final de uma iteração, normalmente são realizadas duas reuniões: a revisão da sprint (ou demonstração), que se concentra em obter feedback do produto e discutir como proceder, e a retrospectiva, que se concentra na equipe e nos processos usados para entregar software. O objetivo das retrospectivas é ajudar as equipes a melhorar continuamente sua maneira de trabalhar. Este livro é sobre como executar e melhorar as retrospectivas.
Uma retrospectiva ágil, ou retrospectiva de sprint, como o Scrum a chama, é uma prática usada pelas equipes para refletir sobre sua maneira de trabalhar e se tornar continuamente melhor no que faz.
O 12º princípio ágil declara:
Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.
Todos os membros da equipe participam da reunião de retrospectiva, onde “inspecionam” como foi a iteração e decidem o que melhorar e como querem “adaptar” sua maneira de trabalhar e seu comportamento. Retrospectivas são uma maneira eficaz de avançar em direção a melhorias de ciclo curto.
O facilitador da retrospectiva (geralmente o Scrum Master) deve ter uma caixa de ferramentas de possíveis exercícios de retrospectiva e deve poder escolher o mais eficaz, dada a situação em questão.
Normalmente, uma reunião de retrospectiva começa verificando o status das ações da retrospectiva anterior para ver se elas foram concluídas e para executar as que eventualmente não foram concluídas e ainda forem necessárias. As ações que saem de uma retrospectiva são comunicadas e executadas na próxima iteração.
Para garantir que as ações de uma retrospectiva sejam realizadas, elas podem, por exemplo, ser adicionadas ao backlog do produto como histórias de usuários, trazidas para o jogo de planejamento e colocadas no quadro de planejamento para que permaneçam visíveis para a equipe.
Barco a Vela
A razão pela qual esse exercício é tão interessante é o fato de permitir que uma equipe pense sobre seus próprios objetivos, impedimentos, riscos e boas práticas, em um simples pedaço de papel.
(LG) Eu aprendi este exercício alguns anos atrás, quando trabalhei com Vasco Duarte. Recentemente, vi uma atualização no blog do Pedro Gustavo, onde tive a ideia das rochas (riscos). Pela minha experiência, essa técnica é bem recebida pelas equipes devido à sua simplicidade.
O que esperar
Este exercício ajuda as equipes a definir uma visão. Isso os ajuda a identificar riscos em seu caminho e permite identificar o que os torna mais lentos e o que realmente os ajuda a alcançar seus objetivos.
Quando aplicar
Esta técnica é simples e não requer nenhuma ocasião especial. Pode ser interessante para retrospectivas realizadas com mais de uma equipe. (LG) Eu tive uma situação, não faz muito tempo, quando duas equipes trabalharam juntas. Por causa de seu nível de dependência um do outro, eles decidiram realizar uma retrospectiva comum para resolver alguns problemas em andamento. Usando este exercício, colocamos os nomes das duas equipes no barco e lembramos a todos que estamos no mesmo navio, seguindo na mesma direção.
Essa técnica revela todas as coisas boas e menos positivas. Ele permite que a equipe identifique possíveis riscos e os lembra para onde eles precisam ir como equipe.
O exercício do barco é adequado para qualquer equipe. Não requer nenhum nível específico de maturidade.
Como em muitos outros exercícios, este exercício não requer a coalocação da equipe.
Como fazer
Desenhe um barco, pedras, nuvens e duas ilhas, como mostrado a seguir:
As ilhas representam os objetivos/visão da equipe. Eles trabalham todos os dias para chegar a essas ilhas. As rochas representam os riscos que eles podem encontrar ao longo do caminho. A âncora no barco é tudo que os atrasa em sua jornada. As nuvens e o vento representam tudo que os ajuda a alcançar seu objetivo.
Com a gravura na parede, anote as visões ou metas da equipe. Inicie uma sessão de brainstorming durante a qual a equipe despeje suas ideias nas diferentes áreas, conforme a figura. Dê dez minutos para que a equipe escreva suas ideias em post its. Depois, dê a cada pessoa cinco minutos para ler suas ideias em voz alta.
Nesse ponto, discuta com a equipe como eles podem continuar praticando o que está escrito na área de nuvens/vento. Essas são boas ideias que ajudam a equipe e precisam continuar com elas. Em seguida, discuta como a equipe pode mitigar os riscos identificados.
Por fim, deixe a equipe escolher a questão mais importante que os atrasa. Se houver discordância na equipe sobre qual tópico abordar, você pode usar pontos de votação. No final, a equipe define as ações a serem tomadas para corrigir o problema e conclui a retrospectiva.