Preparativos para Desenvolver Apps para o Firefox OS
O motor chamado Gecko
Navegadores utilizam diferentes motores de renderização para mostrar páginas para os usuários. O Google Chrome e o Opera utilizam o Blink (um fork do WebKit), o Microsoft Internet Explorer utiliza o Trident, o Apple Safari utiliza o WebKit. A Mozilla possui seu próprio motor chamado Gecko que é utilizado no navegador Firefox no Desktop, no Firefox para Android e no Firefox OS. Como todos esses produtos utilizam o mesmo motor é possível desenvolver para o Firefox OS utilizando o navegador Firefox para Desktop (porém com alguns cuidadosˆengines).
Quais aplicativos você precisa?
Para construir e testar apps feitos para Firefox OS você de:
- Uma versão recente do Firefox
- Do complemento chamado Firefox OS Simulator.
- Um bom editor de texto para programação2.
Devemos ressaltar que o Firefox OS Simulator foi feito para funcionar com aparelhos rodando o Firefox OS 1.0 até o 1.1, aparelhos que rodem o Firefox OS 1.2 e superior serão testados utilizando o app manager. Nesse exato momento não existe nenhum aparelho disponível para usuários finais no mercado que rode o Firefox OS 1.2 portanto nós focaremos na utilização do Firefox OS Simulator e mostraremos o app manager em seguida.
Instalando o Simulador do Firefox OS
Após a instalação do Firefox, o próximo passo é a instalação do simulador do Firefox OS que será utilizado para testarmos nossos aplicativos. Com o Firefox instalado e rodando, vá no menu Ferramentas e selecione Complementos3, como pode ser visto na imagem abaixo:

Menu Ferramentas com menu Complementos selecionado
Utilizando a ferramenta de busca presente no canto superior direito, procure por firefox os simulator e instale o simulador.

Gerenciador de complementos mostrando o simulador
Após o complemento ser instalado, ele estará disponível no menu Ferramentas -> Desenvolvedor Web -> Simulador do Firefox OS

Onde fica o simulador após instalado
Conclusão
Agora que temos todo o ambiente preparado, vamos aprender uns conceitos básicos para então construirmos nosso primeiro app.